Parceiros

sábado, abril 25, 2015

IFR na Prática #01 - Saída Loduv1B


Prática por instrumentos realizando a saída Loduv1B pela pista 32 do Aeroporto de Goiânia (SBGO). Confira a carta utilizada clicando aqui.

# Preparação: Setamos a frequência 112.70 do VOR de Goiânia (No meu simulador está desatualizada) no NAV1 e para auxiliar seto também, 370 no ADF, do NDB GOI. Escuto o código morse dos mesmos e aguardo até que eu receba os sinais em meu painel.


Já alinhado na cabeceira 32, coloco o heading (HDG) na posição 12 horas, para que, conforme a carta, após decolagem eu mantenha o eixo até 3000 pés com um gradiente mínimo de 3,8% até 3300, e após, 3,3%. Em seguida, seto a radial 076 a qual afastarei do VOR por 28 milhas náuticas estando assim em LODUV, cumprindo o procedimento.

# Executando o procedimento: Decolamos e subimos conforme a carta, mantendo o eixo da pista até que cruze no mínimo 3000 pés.

Atingindo 3000 pés estamos livres para curvar a direita para interceptar a radial 076 do vor GNV (GOI no meu simulador desatualizado). Com uma proa 30º maior do que a radial que interceptaremos, curvo a direita na proa 106.


Após estabilizado na proa 106, ativo o botão NAV no piloto automático para que efetue a interceptação da radial 076. Continuamos então na proa 106 e aguardamos o desligamento do botão HDG no AP e deixando com que a função NAV intercepte a radial de forma automática.


Observemos então o descolamento do CDI indicando que a radial que desejamos interceptar se aproxima. Desta forma, o botão HDG desliga e o NAV assume, conforme dito anteriormente.


Aguardemos que o CDI estabilize no centro. Quando estabilizar estaremos na radial 076, conforme manda o procedimento de saída.



Podemos reparar que nem sempre o CDI estará centralizado e/ou indicando uma posição de 12 horas. Isso se deve ao vento.

Agora, como estamos estabilizados, a carta manda que continuemos na radial 076 por 28 nm, até passar pelo fixo LODUV, terminando o procedimento de saída. Vamos então aguardar até que o DME nos indique 28 nm. 

Pronto, estamos sobre o fixo LODUV. A partir daqui prosseguiremos a navegação de acordo com a rota do nosso voo, que não vem ao caso nesta postagem.


O procedimento foi concluido. Confira abaixo como ficou o trajeto:


O executamos de maneira correta. É simples e não tem segredo. 
Espero que sirva de ensinamento para quem os pilotos e futuros pilotos.

Laerte Vasques

About Laerte Vasques

Author Description here.. Nulla sagittis convallis. Curabitur consequat. Quisque metus enim, venenatis fermentum, mollis in, porta et, nibh. Duis vulputate elit in elit. Mauris dictum libero id justo.

Subscribe to this Blog via Email :