Parceiros

segunda-feira, julho 13, 2015

Como planejar o seu voo Virtual

Fala, pessoal. Trago dessa vez algumas dicas para planejamento de voo virtual.

Para amantes da aviação, a simulação é algo fundamental e que nos aproxime mais deste sonho e/ou hobbie que tanto gostamos, e como o próprio nome simulação diz, buscamos sempre nos aproximarmos de situações reais.

Apresento agora alguns sites e softwares que eu, particularmente, uso para o planejamento de um voo virtual.

Cartas
Muitos (grande maioria) devem conhecer este site para a visualização de cartas aeronáuticas do espaço aéreo brasileiro. Trata-se do Aisweb e lá você encontra, além de cartas, NOTAMS e outras publicações aeronáuticas.

Link: http://www.aisweb.aer.mil.br/

Rota
Além de visualizar as cartas de rota no Aisweb (comentado acima), utilizo este software que ajuda muito na criação de uma rota tanto para baixa quanto para longa distância. É o FlightSim Commander. Com uma interface simples, é possível listar o aeródromo de partida e o de destino e simplesmente escolher se deseja uma rota do espaço aéreo inferior ou superior. Além disso, o software apresenta todas as aerovias, aeroportos, auxilios, fixos, etc. em sua tela, 


O FSC também funciona como um GPS. Quando você estiver em voo basta conectar que a tela passará a mostrar a posição da sua aeronave.
O software é pago, por isso, não disponibilizarei link!

Rota
Já apresentei um software, agora apresento um site relacionado a rotas. Trata-se do SkyVector, bastante conhecido também. Muitos pilotos reais (que conheço) utilizam esta ferramenta para o planejamento de seus voos. Além da rota, o SkyVector também é um bom site para meteorologia, que falarei na sequência.


Meteorologia
Vou falar de três sites bons para conferir o clima que você vai encarar em voo. Primeiro, o mais conhecido Redemet. Em sua nova versão apresenta todos os códigos referentes a meteorologia, tais como METAR, TAF, SIGMET, etc. Confira abaixo o que o RedeMet pode fazer para te ajudar:


Clique aqui para conferir os documentos gerados.

Outros dois sites bons são o SkyVector (já mencionado acima no campo Rota) e o AviationWeather que fazem, basicamente, a mesma coisa. Vou resumir o que fazem em dois print screens apresentando os sites. É simples, basta acessar e conferir.



Combustível
Por mim e não menos importante vamos falar do combustível. Caso você não queira calcular tudo "na mão" e quer facilitar, conheço um bom site que faz este cálculo rápido. Trata-se do FuelPlanner. Ele te dá a autonomia e a quantidade de combustível necessária para cumprir aquela rota. Confira:


Então é isso, basicamente são estes os sites e softwares que conheço. Caso eu vá descobrindo mais alguns, atualizarei este post ou criarei um novo aqui no Blog. E se você conhece algum que não foi listado, deixe ai nos comentários. Sua ajuda é sempre bem-vinda.

Abraços!

Laerte Vasques

About Laerte Vasques

Author Description here.. Nulla sagittis convallis. Curabitur consequat. Quisque metus enim, venenatis fermentum, mollis in, porta et, nibh. Duis vulputate elit in elit. Mauris dictum libero id justo.

Subscribe to this Blog via Email :